Missão, visão e valores

O Abrigo existe para ajudar a cuidar.
Cuidamos de pessoas e das suas famílias: das pessoas que não têm quem cuide delas; dos pais que procuram quem ajude a cuidar dos seus filhos; dos filhos já adultos que procuram quem ajude a cuidar dos seus pais. Queremos que os cuidados que prestamos sejam os cuidados que gostaríamos de proporcionar às pessoas que mais amamos.

Ambicionamos ver no mundo cuidados em ternura. Esta é a nossa utopia, a nossa visão para o futuro.

No Abrigo partilhamos os valores que consideramos fundamentais para cuidar de pessoas:
Reconhecemos no outro uma pessoa como nós.
Ajudamos as pessoas a viverem a sua vida, como desejam vivê-la.
Olhamos as pessoas nas suas capacidades.
Procuramos aprender coisas novas, treinar as nossas competências e aperfeiçoar o nosso desempenho como profissionais.
Encaramos os problemas da organização como oportunidades para fazer melhor.

Compromisso com os cuidados

Face à responsabilidade de cuidar de pessoas tornou-se imprescindível adotar uma filosofia e metodologia de trabalho capazes de constituírem instrumentos que orientem a construção da relação que queremos ver estabelecida entre o cuidador e a pessoa que recebe os cuidados.

Assim, a prestação de cuidados e as práticas de atuação dos profissionais obedecem aos princípios da filosofia Humanitude e à metodologia de cuidados Gineste-Marescotti. Os profissionais são formados e treinados para a aplicação no seu dia-a-dia dos procedimentos na prestação de cuidados que garantem o respeito e a consideração pela dignidade humana.

O Instituto Gineste-Marescotti Portugal reconheceu o Porto de Abrigo como Unidade Humanitude em Dezembro de 2014 e o serviço de apoio domiciliário em Dezembro de 2015.

Compromisso com a melhoria

Para o Abrigo a excelência dos seus serviços depende também da capacidade em assegurar que os mesmos respondem a critérios de qualidade, dando resposta aos requisitos legais aplicáveis e à qualidade do projeto técnico que adota.

A Direção compromete-se a disponibilizar os recursos humanos e materiais necessários para a prossecução destes objetivos, nomeadamente através da implementação, manutenção e melhoria do sistema de gestão da qualidade que responde aos requisitos da norma ISO 9001:2015, mediante o planeamento e definição de métodos eficazes de controlo da qualidade e boas práticas em todas as fases do processo.
2021 | O Abrigo - Centro de Solidariedade Social de São João de Ver
Todos os direitos reservados. | Política de privacidade
Livro de reclamações online