Ao inaugurarmos o Porto de Abrigo, assumimos a grande responsabilidade de acolher pessoas 24 horas por dia, todos os dias, garantindo o seu bem-estar e garantindo que as pessoas têm ainda uma vida interessante para viver respondendo às expectativas dos próprios e de suas famílias.
Pouco tempo depois constatamos que era mais fácil dizer do que conseguir fazer acontecer. Enfrentamos o impacto da demência na vida da casa, a necessidade de motivar as equipas e a dificuldade de definir procedimentos de trabalho alinhados com uma filosofia de liberdade e respeito pelas pessoas que vivem na casa.
Ao longo de 10 anos de aprendizagem e crescimento, desenvolvemos uma metodologia de trabalho que nos conduziu à obtenção do prestigiado Selo Humanitude – Garantia de Bom Trato. Este reconhecimento atraiu inúmeras organizações e instituições de ensino superior que nos visitam para conhecer a nossa experiência.
Do conhecimento que adquirimos e da necessidade de o transmitir, sistematizamos as nossas aprendizagens no programa de formação Cuidar com o Coração que, acreditamos, pode ajudar a transformar os cuidados nos lares de idosos em Portugal.
Cuidar com o Coração® é uma formação inspiradora, destinada a promover a mudança organizacional nos lares de idosos. Os participantes terão a oportunidade de:
- Refletir sobre a importância da cultura organizacional para impulsionar processos de mudança;
- Aprender ferramentas de gestão da qualidade que permitem monitorizar o desempenho da organização e das pessoas;
- Analisar casos práticos da organização e funcionamento do Porto de Abrigo;
- Discutir a importância da comunicação e imagem institucional na construção do serviço prestado à comunidade.
Esta formação de 2 dias (14 horas no total) destina-se a órgãos de gestão, equipas técnicas e pessoas com funções de responsabilidade que trabalham em lares de idosos.
Cuidar com o coração® pretende inspirar aqueles que se dedicam a cuidar de pessoas em lares de idosos para alcançar um mundo de cuidados em ternura.
Para mais informações escreva para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.