PRR - Eficiência energética

O Abrigo é uma casa pequena que ainda assim consegue ser muito grande no que diz respeito ao consumo de energia e respetivos custos financeiros. A construção do Abrigo iniciou na década de 80 e desde então muitos investimentos tem sido feitos na manutenção, conservação e reparação da infraestrutura. É de realçar que o nosso edifício se enquadra na categoria dos grandes edifícios de serviços e tem uma área útil significativa. 

Face à evolução tecnológica dos sistemas que permitem a maior poupança energética, O Abrigo apresentou uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência para o Apoio à Renovação e Aumento do Desempenho Energético dos Edifícios de Serviços. A nossa candidatura foi aprovada e ao longo de 2024 e 2025 vamos realizar vários investimentos para a implementação de medidas que fomentam, não só a eficiência energética, mas também a produção de energia de fontes renováveis em regime de autoconsumo.

Apesar da grande complexidade deste tipo de projetos que nos causam muito receio face aos valores envolvidos, O Abrigo não pode deixar de recorrer a estes apoios que são verdadeiras oportunidades e nos permitem fazer estes investimentos.

Em 2024, os investimentos que vamos realizar incidem sobre o sistema de AVAC, nomeadamente através da:

  • Substituição de permutadores de calor para aproveitamento da temperatura da água de retorno, nos pontos de utilização de água quente, em particular no lar de idosos onde serão substituídos/instalados recuperadores de fluxos cruzados em diversas UTANs e conjuntos de condutas de ar isoladas na cobertura, bem como instalados novos motores de insuflação das UTANs;
  • Substituição de sistemas de AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado), em específico:
    • No lar de idosos onde será instalado um chiller bomba de calor e um depósito de inércia de 350 lts e novos conjuntos de tubagens e ligações hidráulicas ao novo sistema;
    • Na creche onde será instalado um chiller bomba de calor, um depósito de inércia de 140 lts e novos conjuntos de tubagens e ligações hidráulicas ao novo sistema.

Em 2025, os investimento irá incidir sobre a produção de energia com base em fontes de energia renováveis para autoconsumo, através da instalação sistema solar fotovoltaico para produção de energia elétrica para autoconsumo.

A documentação relativa ao projeto encontra-se disponível para consulta aqui e aqui

Somos suporte, somos apoio global

Somos cozinha, lavandaria, serviços de limpeza, economato. Somos suporte e apoio global. Somos trabalhadores essenciais, muitas vezes invisíveis aos olhos de quem recebe os serviços do Abrigo.
No correr dos dias e na urgência das respostas, quando o olhar fica cansado e se habitua ao que vê, felizmente somos muitas à procura do que podemos fazer para melhorar a experiência de quem recebe os nossos serviços.
Talvez esta seja a nossa maior força.

Cuidamos do nosso planeta

 

Iniciamos esta semana a nossa adesão e participação no projeto promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira: "Entregue os seus Biorresíduos. Vamos Dar-lhe uma Nova Vida!"

Até agora, os resíduos alimentares que produzíamos eram colocados num triturador de alimentos, ligado ao sistema de esgotos. Esta era a única alternativa para evitar colocar a grande quantidade de resíduos no lixo comum, uma situação que gerava maus odores e atraía pragas.

Há muito tempo que desejávamos ter uma forma alternativa de destino para os nossos resíduos. Com a participação neste projeto, O Abrigo finalmente consegue garantir que os resíduos gerados na confeção de refeições têm um tratamento final mais sustentável, diminuindo o impacto ambiental da nossa atividade.

Agradecemos ao município por esta inciativa e por nos permitir contribuir para um futuro mais verde e limpo.

 

consignação de irs 2024

Anualmente, quando fazemos o nosso IRS, podemos decidir onde vão ser aplicados 0.5% do valor dos nossos impostos. Mais precisamente, podemos doar a uma entidade 0,5% do imposto que reverteria a favor do Estado. Esta doação não acarreta qualquer custo para o contribuinte nem diminui o valor da restituição de IRS. Até dia 31 de março pode escolher a entidade que deseja apoiar com o seu imposto antes da entrega do IRS.

Ao escolher O Abrigo (502106654), está a contribuir para a sustentabilidade da nossa casa. Como associação, as receitas do Abrigo são, por um lado, as comparticipações das famílias em função dos seus rendimentos e, por outro lado, a comparticipação da segurança social em função do número de utentes que frequentam os serviços. O valor que O Abrigo recebe através da consignação do IRS é um contributo importante que nos ajuda a melhor cuidarmos de quem nos procura.

 

Tomada de posse 2024-2027

No dia 12 de janeiro, os associados do Abrigo foram convidados para a tomada de posse dos órgãos sociais para o quadriénio 2024-2027. 

Após a tomada de posse dos novos órgãos sociais o Presidente cessante da Assembleia, José Fernandes de Oliveira, tomou a palavra para agradecer aos trabalhadores do Abrigo o empenho e trabalho dos últimos 37 anos que permitiram que a associação tivesse a qualidade dos serviços e o reconhecimento social que tem hoje. Agradeceu também a todas as pessoas que ao longo dos anos integraram os órgãos sociais da associação que, de forma altruísta, contribuíram para o crescimento do Abrigo. Terminou a sua intervenção referindo a honra que sempre sentiu por ver crescer esta casa que ajudou a fundar em 1988 e desejou felicidades a todos os membros dos órgãos sociais no cumprimento das suas funções. 

O recém eleito Presidente da Assembleia, Amadeu Albergaria, dirigiu um voto de louvor a José Fernandes de Oliveira pela sua postura exemplar, com forte sentido ético que proporcionou sempre a tranquilidade necessária à associação para desenvolver o seu trabalho. Realçou também o facto da freguesia de São João de Ver ter no Abrigo uma instituição de apoio às famílias da comunidade com serviços de reconhecida qualidade, o que é um grande motivo de orgulho. Dirigiu ainda um cumprimento especial a todos os órgãos sociais que ao longo dos vários anos assumiram de forma voluntária e altruísta, sem qualquer remuneração, os vários compromissos e responsabilidades inerentes ao crescimento da associação.

As associações precisam de pessoas disponíveis, que se identifiquem com a missão. Pessoas disponíveis para contribuir com o seu tempo e o seu conhecimento em troca da satisfação de poder ajudar a comunidade onde vivem. O Abrigo precisa de novos associados para se fortalecer como associação. Só assim será possível responder aos desafios e abraçar novos projetos.

 

 

2023 | O Abrigo - Centro de Solidariedade Social de São João de Ver
Todos os direitos reservados. | Política de privacidade
Livro de reclamações online
Canal de denúncias