Cuidamos do nosso planeta

 

Iniciamos esta semana a nossa adesão e participação no projeto promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira: "Entregue os seus Biorresíduos. Vamos Dar-lhe uma Nova Vida!"

Até agora, os resíduos alimentares que produzíamos eram colocados num triturador de alimentos, ligado ao sistema de esgotos. Esta era a única alternativa para evitar colocar a grande quantidade de resíduos no lixo comum, uma situação que gerava maus odores e atraía pragas.

Há muito tempo que desejávamos ter uma forma alternativa de destino para os nossos resíduos. Com a participação neste projeto, O Abrigo finalmente consegue garantir que os resíduos gerados na confeção de refeições têm um tratamento final mais sustentável, diminuindo o impacto ambiental da nossa atividade.

Agradecemos ao município por esta inciativa e por nos permitir contribuir para um futuro mais verde e limpo.

 

consignação de irs 2024

Anualmente, quando fazemos o nosso IRS, podemos decidir onde vão ser aplicados 0.5% do valor dos nossos impostos. Mais precisamente, podemos doar a uma entidade 0,5% do imposto que reverteria a favor do Estado. Esta doação não acarreta qualquer custo para o contribuinte nem diminui o valor da restituição de IRS. Até dia 31 de março pode escolher a entidade que deseja apoiar com o seu imposto antes da entrega do IRS.

Ao escolher O Abrigo (502106654), está a contribuir para a sustentabilidade da nossa casa. Como associação, as receitas do Abrigo são, por um lado, as comparticipações das famílias em função dos seus rendimentos e, por outro lado, a comparticipação da segurança social em função do número de utentes que frequentam os serviços. O valor que O Abrigo recebe através da consignação do IRS é um contributo importante que nos ajuda a melhor cuidarmos de quem nos procura.

 

Tomada de posse 2024-2027

No dia 12 de janeiro, os associados do Abrigo foram convidados para a tomada de posse dos órgãos sociais para o quadriénio 2024-2027. 

Após a tomada de posse dos novos órgãos sociais o Presidente cessante da Assembleia, José Fernandes de Oliveira, tomou a palavra para agradecer aos trabalhadores do Abrigo o empenho e trabalho dos últimos 37 anos que permitiram que a associação tivesse a qualidade dos serviços e o reconhecimento social que tem hoje. Agradeceu também a todas as pessoas que ao longo dos anos integraram os órgãos sociais da associação que, de forma altruísta, contribuíram para o crescimento do Abrigo. Terminou a sua intervenção referindo a honra que sempre sentiu por ver crescer esta casa que ajudou a fundar em 1988 e desejou felicidades a todos os membros dos órgãos sociais no cumprimento das suas funções. 

O recém eleito Presidente da Assembleia, Amadeu Albergaria, dirigiu um voto de louvor a José Fernandes de Oliveira pela sua postura exemplar, com forte sentido ético que proporcionou sempre a tranquilidade necessária à associação para desenvolver o seu trabalho. Realçou também o facto da freguesia de São João de Ver ter no Abrigo uma instituição de apoio às famílias da comunidade com serviços de reconhecida qualidade, o que é um grande motivo de orgulho. Dirigiu ainda um cumprimento especial a todos os órgãos sociais que ao longo dos vários anos assumiram de forma voluntária e altruísta, sem qualquer remuneração, os vários compromissos e responsabilidades inerentes ao crescimento da associação.

As associações precisam de pessoas disponíveis, que se identifiquem com a missão. Pessoas disponíveis para contribuir com o seu tempo e o seu conhecimento em troca da satisfação de poder ajudar a comunidade onde vivem. O Abrigo precisa de novos associados para se fortalecer como associação. Só assim será possível responder aos desafios e abraçar novos projetos.

 

 

Canal de denúncias

A Lei Nº 93/2021 determina que as entidades empregadoras com mais de 50 trabalhadores disponibilizem um canal interno de denúncias que garanta o anonimato do denunciante ao longo de todo o processo de tratamento da denúncia.

Assim, no rodapé do site do Abrigo encontram o link para o nosso canal de denúncias e toda a informação aplicável.

 

dia internacional da mulher



A equipa de trabalho do Abrigo é constituída, exclusivamente, por mulheres. Não é assim intencionalmente mas, é um facto que somos 56 mulheres a cumprir a missão do Abrigo: ajudar a cuidar de crianças pequenas e pessoas idosas.

Hoje, no dia internacional da mulher, a Direção do Abrigo oferece a cada uma de nós um amor-perfeito. Um gesto para assinalar a capacidade de trabalho desta equipa, a resiliência para ultrapassar dificuldades e o que corre menos bem e, acima de tudo, a capacidade de continuar a ver beleza nos cuidados que prestamos.

Mais uma vez, é bom lembrar e celebrar o que de bom conseguimos.

Feliz dia da mulher!
#somosabrigo

2023 | O Abrigo - Centro de Solidariedade Social de São João de Ver
Todos os direitos reservados. | Política de privacidade
Livro de reclamações online
Canal de denúncias