PRR - Eficiência energética
O Abrigo é uma casa pequena que ainda assim consegue ser muito grande no que diz respeito ao consumo de energia e respetivos custos financeiros. A construção do Abrigo iniciou na década de 80 e desde então muitos investimentos tem sido feitos na manutenção, conservação e reparação da infraestrutura. É de realçar que o nosso edifício se enquadra na categoria dos grandes edifícios de serviços e tem uma área útil significativa.
Face à evolução tecnológica dos sistemas que permitem a maior poupança energética, O Abrigo apresentou uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência para o Apoio à Renovação e Aumento do Desempenho Energético dos Edifícios de Serviços. A nossa candidatura foi aprovada e ao longo de 2024 e 2025 vamos realizar vários investimentos para a implementação de medidas que fomentam, não só a eficiência energética, mas também a produção de energia de fontes renováveis em regime de autoconsumo.
Apesar da grande complexidade deste tipo de projetos que nos causam muito receio face aos valores envolvidos, O Abrigo não pode deixar de recorrer a estes apoios que são verdadeiras oportunidades e nos permitem fazer estes investimentos.
Em 2024, os investimentos que vamos realizar incidem sobre o sistema de AVAC, nomeadamente através da:
- Substituição de permutadores de calor para aproveitamento da temperatura da água de retorno, nos pontos de utilização de água quente, em particular no lar de idosos onde serão substituídos/instalados recuperadores de fluxos cruzados em diversas UTANs e conjuntos de condutas de ar isoladas na cobertura, bem como instalados novos motores de insuflação das UTANs;
- Substituição de sistemas de AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado), em específico:
- No lar de idosos onde será instalado um chiller bomba de calor e um depósito de inércia de 350 lts e novos conjuntos de tubagens e ligações hidráulicas ao novo sistema;
- Na creche onde será instalado um chiller bomba de calor, um depósito de inércia de 140 lts e novos conjuntos de tubagens e ligações hidráulicas ao novo sistema.
Em 2025, os investimento irá incidir sobre a produção de energia com base em fontes de energia renováveis para autoconsumo, através da instalação sistema solar fotovoltaico para produção de energia elétrica para autoconsumo.
A documentação relativa ao projeto encontra-se disponível para consulta aqui e aqui.