8ª edição Mosaico Social

Há 25 anos, Santa Maria da Feira deu início à Rede Social local, feita da colaboração entre instituições, técnicos, voluntários e cidadãos, com o apoio da Câmara Municipal.

Hoje, a VIII edição do Mosaico Social, celebra esse percurso e renova o compromisso de cuidar do presente a pensar no futuro. Nas palavras do Presidente da Câmara Municipal, Amadeu Soares Albergaria, "cuidar é mais do que uma ação: é uma atitude. É escutar com atenção, agir com empatia e construir respostas com base no conhecimento das realidades locais. Mas é também ousar transformar, inovar, fazer diferente, porque cada tempo exige novos olhares e novas soluções." 

O Abrigo, enquanto membro ativo da Rede Social, dá os parabéns por este percurso notável e associa-se com orgulho às comemorações dos 25 anos. Renovamos o nosso compromisso de continuar a cuidar, lado a lado com todos os que constroem diariamente uma comunidade mais solidária, inclusiva e humana. 

consignação de irs 2025

Este ano, quando entregarmos o nosso IRS, podemos decidir onde vão ser aplicados 1% do valor dos nossos impostos. Mais precisamente, podemos doar a uma entidade 1% do imposto que reverteria a favor do Estado. Esta doação não acarreta qualquer custo para o contribuinte nem diminui o valor da restituição de IRS. 

Ao escolher O Abrigo (502106654), está a contribuir para a sustentabilidade da nossa casa. Como associação, as receitas do Abrigo são, por um lado, as comparticipações das famílias em função dos seus rendimentos e, por outro lado, a comparticipação da segurança social em função do número de utentes que frequentam os serviços. O valor que O Abrigo recebe através da consignação do IRS é um contributo importante que nos ajuda a melhor cuidarmos de quem nos procura.

 

Sócio honorário - José Fernandes de Oliveira

O Abrigo nasceu do sonho e da coragem de um grupo de cidadãos de São João de Ver, movidos pelo desejo profundo de criar na sua terra, uma instituição dedicada ao cuidado das crianças, dos idosos e das famílias da comunidade. Era uma visão feita de esperança e compromisso.

Muitas pessoas abraçaram este sonho, mas há algumas cuja ligação ao Abrigo é mais do que uma história — é uma entrega que se confunde com a própria vida da associação.

Uma dessas figuras ímpares é o Engenheiro José Fernandes de Oliveira, ou, como todos carinhosamente o conhecem, o Engº Oliveira.

Desde o primeiro momento, esteve presente. Foi membro da comissão instaladora, acompanhou cada passo da construção deste projeto com dedicação incansável, e presidiu a Assembleia Geral durante 27 anos. A sua presença e o seu conhecimento estiveram sempre ao serviço do Abrigo.

No passado dia 25 de março, em Assembleia Geral, os associados votaram o seu reconhecimento como sócio honorário, nos termos do artigo 9.º dos estatutos. Um gesto simbólico de gratidão.

O Engº Oliveira torna-se, assim, o primeiro sócio honorário do Abrigo. E ninguém poderia ser mais merecedor. Este é um tributo justo a quem tanto deu de si — com humildade e generosidade.

Para ajudar a cuidar

A noite de 11 de janeiro foi muito especial: a Cripta da Igreja de São João de Ver foi palco de um concerto solidário cuja receita reverteu para O Abrigo.

Queremos começar por expressar o nosso profundo agradecimento ao Pároco da nossa freguesia, o senhor Padre António Costa, que, sem hesitar, abriu as portas deste espaço, permitindo que este momento de solidariedade se tornasse realidade.

Ao Projeto Coral, o nosso reconhecimento pela forma única como criaram um ambiente de partilha e emoção através da música.

Agradecemos à Junta de Freguesia de São João de Ver, ao seu Presidente, Nuno Albergaria, e ao Presidente da Assembleia de Freguesia, Filipe Coelho, não só pela presença mas também por valorizarem e apoiarem o trabalho que desenvolvemos na nossa comunidade.

Um agradecimento especial ao Presidente da Assembleia Geral do Abrigo, Amadeu Albergaria, pela generosidade e amabilidade das suas palavras. Dirigidas aos utentes, famílias, equipa, órgãos sociais do Abrigo e à comunidade, valorizaram a nobreza da missão do Abrigo: ajudar a cuidar de pessoas.

Por fim, deixamos também o nosso mais sincero agradecimento a todas as pessoas que, numa noite fria, decidiram sair do conforto de casa para estar connosco.

É com imensa satisfação que partilhamos que fruto deste gesto coletivo, bem como da generosidade de donativos que recebemos, já foi encomendado o equipamento tão necessário para tornar mais seguros e confortáveis os cuidados prestados no Porto de Abrigo.

Esta noite foi mais do que um concerto.

Foi a prova de que quando precisamos são muitas as pessoas com as quais podemos contar, que as pessoas se unem para ajudar a cuidar.

Obrigada a todos!

Concerto da Epifania

No dia 11 de janeiro de 2025, em parceria com O Abrigo, a Paróquia de São João de Ver vai promover um concerto solidário, cujo valor arrecadado com a bilheteira e eventuais donativos será destinado ao Abrigo.

Com os fundos provenientes deste evento, o Abrigo irá adquirir um equipamento essencial para apoiar as cuidadoras nas transferências dos residentes mais pesados e com mobilidade reduzida que vivem no nosso lar de idosos.

Atualmente, estas transferências (como tirar os residentes da cama ou levá-los ao WC) são feitas pelas cuidadoras com o seu esforço físico e a aplicação de técnicas especializadas. A aquisição deste equipamento representará um apoio valioso e efetivo ao trabalho diário das nossas cuidadoras.

Contamos com a vossa presença.

Os bilhetes podem ser adquiridos no Abrigo, nos correios e na paróquia.

2023 | O Abrigo - Centro de Solidariedade Social de São João de Ver
Todos os direitos reservados. | Política de privacidade
Livro de reclamações online
Canal de denúncias