boas práticas Humanitude
Em Fátima há uma casa que cuida em Humanitude. Não podíamos deixar de conhecer a primeira casa onde, em Portugal, se implementou esta filosofia e método de trabalho.
As nossas expetativas eram elevadas e foram superadas logo à entrada. Quando chegámos ao Lar da Casa Santa Beatriz da Silva, e enquanto esperávamos pela Verónica Dias, assistimos a um exemplo de como cuidar em Humanitude é, sem qualquer dúvida, a melhor forma de nos relacionamos com as pessoas de quem cuidamos. Há coisas que não se explicam, sentem-se... e na nossa visita ao lar da Casa Santa Beatriz da Silva sentimos que estávamos numa casa diferente.
É importante perceber que não estamos sozinhos no esforço diário. Não estamos sozinhos perante a evidência do quanto é difícil cuidar em Humanitude. Sentimos que vale a pena quando procuramos soluções para as dificuldades que encontramos no dia-a-dia, e conseguimos identificar estratégias que resultaram bem noutros contextos e que são possíveis de adaptar à realidade da nossa casa.
Um agradecimento à Verónica Dias pela amabilidade e disponibilidade com que nos recebeu.
Um agradecimento especial ao Lar da Casa Santa Beatriz da Silva pelo exemplo e aprendizagem que nos proporcionou de como cuidar em Humanitude.
- Criado em .