Cerimónia Selo Humanitude no Abrigo

O dia 16 de dezembro fica guardado na história do Abrigo como o dia em que recebemos as famílias para celebrar a atribuição do Selo Humanitude - garantia de bom trato.

A atribuição deste Selo ao nosso lar de idosos é uma evidência de que estamos a cumprir a nossa missão que é ajudar a cuidar.

Nada seria possível sem as famílias que confiam em nós para cuidar dos seus. Muito, muito obrigado por estarem connosco. Tudo faremos para continuar a merecer a vossa confiança! 

Este dia também não seria possível sem uma equipa empenhada e comprometida, que todos os dias cuida com profissionalismo e competência.

Agradecemos a presença e palavras inspiradoras do presidente da Junta de Freguesia de São João de Ver, Nuno Albergaria, do senhor Padre António Costa da Paróquia de São João de Ver, do Vereador Mário Jorge Reis em representação da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e do representante da Humanitude internacional, João Araújo.

Muito obrigada a todos os que se juntaram a nós nesta celebração.

 

 

Cerimónia Selo Humanitude em Paris

Foi com grande emoção que subimos ao palco para receber o Selo Humanitude - garantia de bom trato.

Em França, todos os anos é realizado o colóquio de partilha de boas práticas de intervenções não farmacológicas e, no final numa cerimónia exclusiva, são chamadas a palco as instituições que em sede de auditoria demonstraram cumprir os requisitos de prestação de cuidados em humanitude. Pela primeira vez, foi atribuído um selo humanitude a uma instituição portuguesa.

Apesar da realidade económica, social e cultural de cada país ser diferente quando falamos de dignidade nos cuidados a linguagem é universal.

Para memória futura, aqui fica o registo em vídeo:

 

Referencial Humanitude

 
 
O dia 27 de maio foi um dia extremamente importante para o Porto de Abrigo.
Recebemos uma equipa de auditores do IGM Portugal que vieram aferir a conformidade do nosso trabalho com o referencial Humanitude. O João Araújo e a Amélia Martins já são nossos conhecidos mas, a Liliana Henriques veio ao Abrigo pela primeira vez.
 
Além da avaliação da prestação de cuidados com a grelha de captura sensorial, foram avaliadas dimensões relacionadas com:
- a vida da casa, 
- procedimentos de trabalho, 
- ocupação do tempo,
- cuidados de alimentação,
- registos e
- dinâmica de funcionamento.
 
Foi em 2014 que realizamos a primeira formação da equipa de trabalho na filosofia Humanitude e na metodologia de cuidados Gineste-Marescotti. Podia ter sido só mais uma formação sobre prestação de cuidados mas, revolucionou a nossa forma de trabalhar. Hoje, a adesão aos cuidados é de 99% e isto quer dizer que temos 1% de agitação e recusa nos cuidados.  Esta metodologia que adotamos transformou a casa que somos e que queremos ser.
 
Passados quase dez anos, é um privilégio poder dizer que O Porto de Abrigo foi o primeiro lar de idosos em Portugal a receber a auditoria ao referencial Humanitude.
 
Foram identificadas oportunidades de melhoria, principalmente no sistema documental de registo e monitorização de resultados.
No entanto, a prática de cuidados que foi observada superou qualquer expectativa.
Foi referida com emoção a graciosidade da equipa na prestação de cuidados. Os gestos das cuidadoras parecem fáceis e espontâneos mas, revelam treino e profissionalização: são delicados, precisos e eficazes.
Foi enaltecida a "dociabilidade ambiental" da nossa casa: o som, o cheiro, os espaços e o ambiente são harmoniosos, agradáveis e estimulam sensorialmente de uma forma positiva as pessoas que vivem e trabalham nesta casa.
Foram destacados os nossos procedimentos de trabalho que garantem que a casa é organizada sem haver sobreposição das tarefas às necessidades e bem estar de quem cuidamos.
 
Vamos ter de aguardar pela receção do relatório e avaliação do mesmo pelos autores franceses da Humanitude.
Na reunião de encerramento da auditoria ficou claro que o Porto de Abrigo conseguiu demonstrar a conformidade do trabalho com os critérios do referencial Humanitude.
E este é um motivo de orgulho e reflexo de muito trabalho.
 
 
  
 
 
 
 

humanitude

Bem EnvelheSer

Quando nos convidam para partilhar a nossa experiência de trabalho no Porto de Abrigo ficamos muito contentes. Falar sobre o que fazemos é inspirador para os outros profissionais que nos ouvem e ajuda-nos a todos a crescer. Ao partilhar o nosso conhecimento, nós também aprendemos com o olhar dos outros sobre nós. Terminamos todos melhor do que quando começamos e, em última análise, fazemos parte da mudança no sentido do mundo que queremos construir. Um mundo no qual os cuidados a pessoas idosas é um mundo de ternura.

humanitude

2023 | O Abrigo - Centro de Solidariedade Social de São João de Ver
Todos os direitos reservados. | Política de privacidade
Livro de reclamações online
Canal de denúncias