emoção na despedida
Era uma vez uma casinha amarela, rodeada por jardins e flores coloridas. Lá de dentro vêm cheiros incríveis: de roupinha acabada de lavar, de sopa fresquinha... e os barulhos? Ouvem-se risos de crianças, músicas de encantar, às vezes até parece que ouvimos o barulho de brinquedos... será possível? Acredita, são barulhos e cheiros que nos hipnotizam e nos fazem imaginar o que haverá lá dentro...
Eu tenho duas amigas muitos especiais: a Noki e a Magui que já entraram lá dentro e contaram-me tudo!
Elas dizem que quando entras lá lançam-te pozinhos de perlimpimpim e entras num mundo de fantasia. Que existem fadas vestidas de branco por todo o lado e que há uns ajudantes muito velhinhos que ficam a aquecer a casinha.
Contaram-me que na entrada desta casinha está uma senhora escondida numa toca cheia de televisões e papéis. É a fada Luísa que tem um sorriso que nos arrebata o coração! Dizem que ela às vezes também fala ao telefone e tem uma voz tão meiguinha que não nos deixa desligar!
E a outra? Uma menina de olhos claros e sorriso rasgado que parece que se chama Laura. Essa fada também tem uma toca especial mas, lá não existe tempo: ela recebe-te sempre! Dizem que é alegre e nunca mas, nunca te ralha! As minhas amigas contaram-me que quando deixam entrar lá crescidos, ela fala com eles e depois eles ficam sem vontade de ir embora...
Nesta casinha há quatro salas de ajudantes e, quanto mais tempo eles ficarem na casinha amarela, mais especiais eles ficam.
A primeira sala, eles ainda estão a aprender os truques, é uma sala onde estão só ajudantes muito pequeninos... lá tem umas fadas que lhes dão de comer e lhe cantam músicas de embalar e, depois, eles dormem aconchegados em berços muito muito pequeninos, como se fossem os colinhos das mamãs.
Na outra sala estão ajudantes um bocadinho maiores que já aprenderam alguns truques: comem sozinhos, já caminham mas, atenção! Não podes olhar muito para eles porque senão hipnotizam-te com o seu sorriso e depois não consegues sair mais de lá!
Depois nas outras salas estão os ajudantes que já sabem os truques todos! Lá é onde estão as fadas mais experientes, aquelas que sabem músicas de fantasia, que têm caixas cheias de magia, fatos e jogos que fazem os melhores ajudantes de sempre.
Há lá duas muito especiais: uma é muito baixinha... se não tiveres atenção podes confundi-la com um dos ajudantes! Tem olhos claros e está sempre sorridente, sabe todas as músicas do mundo e receitas de bolos que te deixam enfeitiçado. A minha amiga disse que ela se chama Bibiana! A outra, a Sofia, é mais alta mas, também é muito sorridente. A magia dela é com as palavras, sabe sempre o que te dizer para te convencer a ficares mais um bocadinho na casinha.
Desta sala saem ajudantes muito bons, que sabem muitos feitiços: como conseguir que um adulto cheio de pressa o leve ao parque; como convencer os adultos mais crescidos (acho que se chamam avós) a levarem tudo para a escola; como sorrir para conseguir mais uma bolacha... estes ajudantes têm um super truque! Eles sabem contar histórias e, com estas histórias tu não consegues deixar de gostar da casinha amarela.
Eles fazem-te acreditar que aquilo é um lar cheio de magia em que os crescidos também são pequeninos e tudo é uma brincadeira. Fazem-te acreditar que são todos uma grande família com irmãos, primos, netos, pais onde há espaço para receber mais um; que aquilo é parecido com a casa onde está a tua outra família; que lá se formam ajudantes que podem não saber todas as letras, nem todos os números mas, que com certeza vão ser muito mimados; que lá ensinam-te a aprecisar as coisas mais simples da vida e que lhes dão aquilo que os papás deles mais desejam: fazem-nos felizes!
Vitória vitória... acabou-se a história!
A toda a equipa do Abrigo um muito obrigada por me ajudarem com os meus tesouros!
Esta foi a mensagem que a Cristina e o Hugo, pais da Leonor e da Margarida Fardilha, nos deixaram no último dia em que a Margarida frequentou a nossa creche. De coração partido, ficamos de coração cheio!