Bolsa Cidadania Roche 2022

 Foto: Roche Portugal

 

O Abrigo ficou em 2º lugar na 8ª edição das Bolsas de Cidadania da Roche para desenvolver o projeto Comida e dignidade - uma prática institucional de alimentação assistida.

Quando uma pessoa que depende dos nossos cuidados recusa a alimentação acontece um de dois cenários possíveis: o cuidador aceita a recusa ou o cuidador ignora a recusa. Ambas as opções são nefastas para todos os envolvidos. O impacto da recusa da alimentação no cuidador é enorme: se insistir facilmente ultrapassa a linha dos cuidados em força, se ignorar facilmente ultrapassa a linha da negligência. O impacto na pessoa que recebe o cuidado também é grande: se não lhe for proporcionada a alimentação adequada rapidamente perde saúde, se o forçarem na alimentação maior será o seu desconforto e mal-estar.

Apesar das nossas melhores intenções, nem sempre conseguimos impedir o impacto negativo das nossas práticas. Torna-se mais simples implementar medidas que garantam que a alimentação acontece sempre e da forma o mais segura possível. Entram em ação os robots de cozinha que trituram todos os componentes da refeição em variações líquidas ou cremosas, mas sempre com a aparência de uma papa. Retiramos o aspeto de comida à comida e introduzimos sondas nasogástricas.

O projeto Comida e dignidade - uma prática institucional de alimentação assistida nasce desta inquietação e da consciência da responsabilidade organizacional que temos quando ajudamos a cuidar de pessoas dependentes. 

Este é um projeto muito desafiante e o reconhecimento da Roche é um motivo de orgulho para nós.

Estamos todos de parabéns! O trabalho que vamos desenvolver será motivo de orgulho!

 

Para assistir à cerimónia de atribuição das bolsas clique aqui.

2021 | O Abrigo - Centro de Solidariedade Social de São João de Ver
Todos os direitos reservados. | Política de privacidade
Livro de reclamações online