respostas às perguntas que ainda não nos colocaram

portodeabrigo

Como é viver no porto de abrigo?

Depende. Há quem acorde cedo e há quem acorde tarde. Há quem goste de almoçar no quarto e há quem gosta de almoçar na sala de refeições.

Há quem goste de sair em passeios com outros residentes e há quem goste de ficar a ler o jornal ou a jogar dominó. Há pessoas que ajudam nas tarefas e há pessoas que gostam de ficar no exterior a aproveitar o bom tempo. Viver no porto de abrigo é como viver numa casa grande, com várias pessoas lá dentro, todas elas diferentes.

Como é visitar quem vive no porto de abrigo?

É agradável. Como o horário das visitas é alargado, os convidados são sempre bem recebidos. Os espaços são agradáveis e bonitos e quem faz uma visita pode sempre estar à vontade numa das salas de estar, no exterior ou até nos quartos dos seus familiares com maior privacidade.

Como é o ambiente no porto de abrigo?

É tranquilo. As pessoas que cá trabalham são cordiais e disponíveis. As pessoas que cá vivem estão em casa e por isso não há pressas ou stress.

E nunca nada corre mal?

Às vezes há situações que exigem de nós uma enorme capacidade de concentração. Aprendemos com cada nova situação, com cada novo residente e com os seus familiares. E sabemos que o tempo só nos vai trazer novas situações e novas aprendizagens. É assim a vida.

A forma como organizamos as rotinas do dia-a-dia é cuidadosamente pensada e sujeita a alterações e melhorias. As regras existem mas cada pessoa, cada situação, cada família tem o direito a ser tratada da melhor forma possível. E podemos assegurar que a nossa principal preocupação é o bem-estar dos residentes do porto de abrigo.

2023 | O Abrigo - Centro de Solidariedade Social de São João de Ver
Todos os direitos reservados. | Política de privacidade
Livro de reclamações online
Canal de denúncias