Referencial Humanitude

 
 
O dia 27 de maio foi um dia extremamente importante para o Porto de Abrigo.
Recebemos uma equipa de auditores do IGM Portugal que vieram aferir a conformidade do nosso trabalho com o referencial Humanitude. O João Araújo e a Amélia Martins já são nossos conhecidos mas, a Liliana Henriques veio ao Abrigo pela primeira vez.
 
Além da avaliação da prestação de cuidados com a grelha de captura sensorial, foram avaliadas dimensões relacionadas com:
- a vida da casa, 
- procedimentos de trabalho, 
- ocupação do tempo,
- cuidados de alimentação,
- registos e
- dinâmica de funcionamento.
 
Foi em 2014 que realizamos a primeira formação da equipa de trabalho na filosofia Humanitude e na metodologia de cuidados Gineste-Marescotti. Podia ter sido só mais uma formação sobre prestação de cuidados mas, revolucionou a nossa forma de trabalhar. Hoje, a adesão aos cuidados é de 99% e isto quer dizer que temos 1% de agitação e recusa nos cuidados.  Esta metodologia que adotamos transformou a casa que somos e que queremos ser.
 
Passados quase dez anos, é um privilégio poder dizer que O Porto de Abrigo foi o primeiro lar de idosos em Portugal a receber a auditoria ao referencial Humanitude.
 
Foram identificadas oportunidades de melhoria, principalmente no sistema documental de registo e monitorização de resultados.
No entanto, a prática de cuidados que foi observada superou qualquer expectativa.
Foi referida com emoção a graciosidade da equipa na prestação de cuidados. Os gestos das cuidadoras parecem fáceis e espontâneos mas, revelam treino e profissionalização: são delicados, precisos e eficazes.
Foi enaltecida a "dociabilidade ambiental" da nossa casa: o som, o cheiro, os espaços e o ambiente são harmoniosos, agradáveis e estimulam sensorialmente de uma forma positiva as pessoas que vivem e trabalham nesta casa.
Foram destacados os nossos procedimentos de trabalho que garantem que a casa é organizada sem haver sobreposição das tarefas às necessidades e bem estar de quem cuidamos.
 
Vamos ter de aguardar pela receção do relatório e avaliação do mesmo pelos autores franceses da Humanitude.
Na reunião de encerramento da auditoria ficou claro que o Porto de Abrigo conseguiu demonstrar a conformidade do trabalho com os critérios do referencial Humanitude.
E este é um motivo de orgulho e reflexo de muito trabalho.
 
 
  
 
 
 
 

humanitude

2023 | O Abrigo - Centro de Solidariedade Social de São João de Ver
Todos os direitos reservados. | Política de privacidade
Livro de reclamações online
Canal de denúncias