era para ser, mas...

Nos últimos dois meses preparámos um encontro dirigido a profissionais que trabalham com pessoas idosas sob o tema "lar doce lar - ser feliz a trabalhar em lar de idosos". Queríamos um dia a ouvir as coisas boas que se fazem na nossa área de trabalho. Porque sobre as teorias e questões técnicas há muita gente a falar. Sobre experiências de sucesso, soluções inovadoras, o dia a dia... nem por isso. Tínhamos a certeza que ia ser um dia inesquecível.

Mas, efetivamente, o número de pessoas que se inscreveram não foram as suficientes para realizar um encontro no formato que pretendíamos. E, como tal, resta-nos informar que o "lar doce lar" foi cancelado. O sabor é amargo, quando sentimos frustração de não conseguirmos concretizar ou atingir algo que desejávamos. O que podemos aprender com o fracasso? São várias as teorias conceptuais sobre a importância de continuar a tentar, que vale sempre a pena, que é a forma como nos levantamos quando caímos que nos distingue, que é determinante etc, etc, blá, blá, blá… Mas, não é com lugares comuns que vamos encontrar consolo.

Fracassar é uma chatice, um desconsolo, e ninguém gosta! São horas de trabalho em vão, expectativas defraudadas, tentar perceber o que falhou, encontrar a explicação… É uma grande chatice! Era agora que supostamente contrariávamos esta ideia pessimista e devassadora com a importância de tentar, de arriscar, de fazer diferente, era não era? Pois, mas não vai ser. O fracasso doí. E assim termina o encontro que nunca aconteceu.

O dia 20 de Maio será para nós mais uma quarta-feira do mês de Maio. Uma outra quarta-feira em que vamos continuar a cuidar das pessoas para quem o Abrigo é uma casa fora de casa. Porque é para isso que cá estamos. Agora... vamos lá trabalhar.

  • Criado em .

2023 | O Abrigo - Centro de Solidariedade Social de São João de Ver
Todos os direitos reservados. | Política de privacidade
Livro de reclamações online
Canal de denúncias